quarta-feira, 20 de maio de 2009

Quiz!! :P

Eu disse no ultimo post que ia fazer de tudo pra pegar um monte de madrugadão né? VOU NADA! rsrsrs... Chega um momento do vôo que tá todo mundo dormindo, falta 2 horas pra chegar, é a última perna, você ta com sono e dor nas pernas de tanto que já te chamaram e só vem à sua cabeça uma única coisa: TRAVESSEIRO! rsrsrs... porque cama, neste instante, é artigo de luxo, né?!


Bom, neste post eu gostaria de falar um pouco sobre a profissão pra quem quer ingressar. Isso que eu falei aí em cima é só um detalhe ínfimo na frente do prazer que é ver um céu de brigadeiro! As nuvens com carinha de algodão doce por debaixo do avião! O sol nascer pertinho de você e o brilho nos olhos de uma criança que um dia vai querer ser "igual a moça do avião". Sem falar nas pessoas que viagem pela primeira vez e gritam de felicidade na hora do pouso! Gente, manifestações espontâneas e ingênuas são as mais gostosas de se ver.

Ana Rafaela é uma moça que me mandou um e-mail há um tempinho atrás, pedindo algumas respostas pra algumas dúvidas que ela tinha acerca da profissão. Com a sua autorização, vou postar algumas perguntas dela e tentar respondê-las da maneira mais... como dizer... "padrão" possível! rsrs...
"Padrão" é um jargão que usamos pra dizer que a comissária está perfeita. Ela está no padrão da empresa. Cada empresa tem seu padrão, né... Ontem recebi um "feedback" da comissária líder. Minha franjinha já está fora do padrão. Ou seja, grande. Como cortei faz pouco tempo e o cara que cortou fez um DESASTRE, eu nem tinha percebido que ela já estava grande o suficiente para estar fora do padrão. Mas eu não vou cortá-la novamente, vou prender na hora do serviço de bordo! :P Ah, isto também é um padrão. Enfim, vamos às perguntas:

Pergunta: "Eu andei olhando na internet e vi que preciso fazer o curso preparatório e nao achei nenhum aqui em Salvador, onde vc fez o seu?"

Resposta: Em Salvador, o único no momento é o CFA (Curso de Formação de Aeronautas), para comissária, lógico. Existem outros para mecânico de vôo, por exemplo. Fica na Amaralina, já quase Pituba. Os professores são excelentes.

Pergunta: "Como eu entro em contato, a dinâmica do curso, oq vc aprende, a duração e os custos?"

Resposta: Como perdi um pouco o contato com a escola, não me lembro o telefone... pesquisei na Internet e achei este: Curso de Formação de Aeronautas (Salvador - BA) Tel: (71) 3345-0018
Não sei se está atualizado. O curso tem a duração de 4 meses. Neste período vc tem matérias específicas para a prova da ANAC e também aulas práticas de sobrevivência na selva e no mar que são UMA DELÍCIA! :P
Os custos variam, né? Não sei quanto tá agora... aí vcs ligam e peguntam, é melhor!

Pergunta: "Como ocorrem as seleções?"

Resposta: Cada companhia aérea tem um processo seletivo diferente e falar das seleções é um Post à parte, que eu vou fazer sem dúvida. Na época que eu me formei eu ficava horas na Internet procurando dicas, blogs que falassem dessas seleções. O problema é que elas não são uma fórmula de bolo do tipo: vista isso, fale aquilo, seja assim ou mostre tal coisa. Não, você tem que ser você sempre. E desta forma eles vão avaliar se você tem ou não o perfil da empresa.

Enfim, este foi o primeiro email que trocamos. Depois posto mais perguntas.
Espero que, com este blog, eu consiga ajudar a esclarecer algumas dúvidas do pessoal que tá iniciando. Um grande beijo despressurizado a todos! rs
=*


Ps: aí vai um vídeo que eu fiz na epoca do meu curso: http://www.youtube.com/watch?v=-HYQQFBQUy4

adoro esse vídeo, morro de chorar quando vejo!

3 comentários:

  1. Esse Video é lindo!!
    rsrs
    bjo Lidia

    ResponderExcluir
  2. Bateu uma saudade do cursoo
    bjo Lidia
    otimos vôos!!

    ResponderExcluir
  3. mas como vc é uma pessoa cativante! tem um sorriso enorme (eu vi no video) e está preocupada em ajudar como pode os futuros comissarios de bordo! mesmo com pouco tempo pq vc é uma comissaria de bordo em ascensão, tá fazendo faculdade e ainda arranja tempo pra postar aqui... muito legal mesmo!

    um beijao e sucesso sempre!

    *adorei o video!
    pricipalmente a foto de vcs sentadas na turbina! :)

    ResponderExcluir