sábado, 25 de abril de 2009

CHT - Certificado de Habilitação Técnica


Eu estou metade feliz, metade triste. Vou começar pelo motivo que me deixa triste! Minha CHT ainda não chegou e por isso meus vôos desse fim de semana foram cancelados. Iam ser meus primeiros vôos solo. Um bate e volta para Fortaleza.
A CHT é a carteirinha da ANAC que prova que você está habilitado para trabalhar naquela aeronave (no meu caso, no Embraer 190/195, uma aeronave 100% brasileira). Para ter uma CHT você passa pela matéria específica no curso da empresa sobre a aeronave e procedimentos e pelo cheque da ANAC que é um terror na vida dos iniciantes. Porquê? Por que são 1:30h de bombardeio de perguntas. Sem chances para erros. Tá, vc pode errar, eles te corrigem numa boa e não te reprovam se estão vendo que é um erro bobo. Por exemplo, eu disse que o sinalizador de emergência, num pouso na selva por exemplo, deve ser apagado na água para ser reutilizado. E é exatamente o contrário. Deve ser apagado na terra... Na água destrói tudo! rsrs. Mas aí eles perceberam que eu sabia as cores da fumaça que saía do sinalizador, as vozes de evacuação. Tudo o que realmente importa... Na verdade, TUDO IMPORTA. É por isso, gente, que eu aconselho a quem vai fazer o cheque da ANAC: Estudem. Muito. Não pouco. Para na hora do nervosismo você não trocar as bolas como eu fiz no exemplo supracitado!
É relativo o cheque da ANAC. Pode ser mais rápido que isso, colegas minhas fizeram em 50 minutos. Depende do checador, também. Pode ser que ele pergunte mais porque está bem disposto e você é o primeiro da fila ou pode ser que ele pergunte mais porque não sente firmeza em você. A verdade é o que meu colega Saul disse: o brasileiro não está acostumado com prova oral. Eu ensaiei no espelho. É uma dica!
E porque estou feliz? Por que estou em Salvador este fim de semana. Volto na segunda, sete da matina! Mas vou passar sábado e domingo com a minha família. E vou tentar ir a uma noite árabe assistir um espetáculo de dança do ventre, que é uma das minhas paixões!

"Salam Aleikum "! Bom fim de semana a todos nós!


Ps: Gostei desse blog: http://transbrasil.wordpress.com/2009/04/23/tres-mulheres-acabam-de-ingressar-no-time-de-pilotos-da-azul-linhas-aereas-brasileiras/

Já voei com uma delas! Uma co-piloto que foi comissária, super bonita competente! Voando alto!!! :)

Um comentário:

  1. primeiro gostaria de te da os Parabéns pelo seu blog que com certeza me ajuda e muito. gostaria de saber mais, sobre teste provas..e o pos curso. se voce fica muito tempo esperando trabalho o ja sai do curso com entrevista marcada. gostaria de saber mais coisas.;

    ResponderExcluir